Você está aqui: Página Inicial Pós-Graduando Qualificação Normas e orientações gerais

Normas e orientações gerais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Preenchimento do formulário, que deve ser feito pelo orientador(a) e enviado por e-mail devidamente assinado. Não serão aceitos formulários com dados incompletos.
  • ATENÇÃO: o aluno deve conversar com seu orientador, pois, ao mesmo tempo em que seu orientador entregar o pedido de qualificação, o aluno deve enviar à secretaria os demais documentos aqui solicitados (podem ser enviados por e-mail).
  • O aluno deve entregar, concomitantemente, 01 cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética, o Histórico Escolar do Programa de Pós-Graduação, bem como Certificado de participação no SELL. 

ATENÇÃO

*A expedição dos exemplares para membros da banca será efetivada pela Secretaria de Pós-Graduação apenas se a entrega das cópias for feita com até 40 dias de antecedência da data de defesa.

  • 02 (dois) exemplares da versão completa do relatório de qualificação. (Se a banca concordar é possível enviar os exemplares em Word, por e-mail. Não em PDF, porque a banca faz correções. Mas, somente se os membros da banca concordarem, visto que o envio por e-mail NÃO pode ser feito pelo aluno). Os outros dois exemplares (referentes ao orientador e ao membro interno) devem ser entregues pelo próprio aluno, cabendo à secretaria enviar apenas as versões dos membros externos à instituição. Não é preciso deixar uma cópia para a secretaria.

 A reserva de sala e equipamentos  será feita pela Secretaria, o professor precisará apenas pegar o kit de equipamento.

*Para que todos os trâmites sejam realizados, a banca de qualificação deve ser aprovada, primeiramente, em reunião da CEPG.

 

Segundo o Regulamento do Programa:

SEÇÃO II

DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

Artigo 48 - Os exames de qualificação para o Mestrado serão solicitados por escrito

pelo orientador à CEPG, após o aluno ter completado as demais atividades previstas, num prazo mínimo de 30 dias antes da realização do exame.

Parágrafo Único - A solicitação deverá ser acompanhada de histórico escolar do aluno e quatro exemplares da versão completa do relatório de qualificação.

Artigo 49 - Os Exames de Qualificação serão realizados por três membros titulares, designadamente o orientador, pelo menos um examinador externo à Instituição e um examinador interno e um membro suplente, externo à instituição.

§ 1° - O aluno deve ter concluído pelo menos 75% dos créditos necessários antes do exame.

§ 2° - O exame de qualificação deverá ser realizado a, pelo menos, 6 (seis) meses do prazo final da defesa.

§ 3° - A banca de qualificação emitirá parecer cuja conclusão deverá expressar uma das seguintes situações:

I. aprovado

II. reprovado

§ 4° - Será considerado aprovado o aluno que receber este conceito de pelo menos 2 (dois) membros da comissão de qualificação.

§ 5° – Em caso de reprovação, será permitida apenas uma repetição do exame de qualificação no prazo máximo de 6 (seis) meses.

 

Ações do documento