Você está aqui: Página Inicial Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

São quatro as linhas de pesquisa: duas relativas à primeira área de concentração e duas relativas à segunda área de concentração.

 

  • QUESTÕES DE REPRESENTAÇÃO: POÉTICAS E SUAS REAPROPRIAÇÕES

Com especial atenção a transformações diacrônicas, as pesquisas da linha propõem reavaliações quanto a: função, alcance e limites da produção literária; surgimento e transformação de crítica e teoria literárias; arte, literatura e constituição de identidade; representação e seus limites; o papel do autor, artista e das práticas letradas na sociedade; ensino e transmissão de práticas letradas; mímesis, obra, autor, personagem, gênero, tradição, leitura e recepção. A noção de representação pode ser compreendida como operação que apresenta algo no lugar de outro, propondo relações e transferências de identidade e sentido. Vinculada desde a Antiguidade às artes, remete a noções como mímesis, metáfora, alegoria, signo e símbolo. O termo “poéticas”, por sua vez, refere à produção de imagens e de sentidos pela linguagem, bem como à disciplina que rege o funcionamento do discurso.

 

Docentes vinculados à linha:

Ana Cláudia Romano Ribeiro

André Luiz Barros da Silva

Graciela Alicia Foglia

Guilherme Ignácio da Silva

Ivan Rodrigues Martin

Lavinia Silvares

Leila de Aguiar Costa

Lucia Sano

Marcelo Lachat
Markus Volker Lasch

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho

Pedro Marques Neto

 

 

  • LITERATURA E AUTONOMIA: ENTRE ESTÉTICA E ÉTICA

Com foco na modernidade e no contemporâneo, agregam-se estudos sobre: função, alcance e limites da literatura; aspectos de crítica e teoria literárias; literatura e constituição de identidade; representação e limites da representação literária; o papel do autor, do artista, do leitor e das práticas letradas na sociedade; ensino e transmissão das Letras; literatura e outras artes e saberes; a literatura face a outras mídias e ao mundo tecnológico. A modernidade vincula-se a um processo de autonomização dos preceitos legados pela tradição (sociais, culturais, artísticos). O processo caracteriza-se também pelo ideal de uma aliança duradoura: as práticas artísticas e a literatura constituiriam um meio privilegiado de formação e transformação do homem. Essa aliança, porém, tem sido questionada. É, pois, necessário (re)considerar os estatutos ético e estético da literatura, a fim de compreender seu lugar no passado, bem como diante dos desafios de uma era de intensa aceleração tecnológica.


Docentes vinculados à linha:

Ana Cláudia Romano Ribeiro

André Luiz Barros da Silva

Francine Fernandes Weiss Ricieri

Graciela Alicia Foglia

Guilherme Ignácio da Silva

Ivan Rodrigues Martin
Leila de Aguiar Costa

Leonardo Garcia Santos Gandolfi
Ligia Fonseca Ferreira 

Luis Fernando Prado Telles

Maria Lúcia Dias Mendes
Markus Volker Lasch 
Mirhiane Mendes de Abreu
Paloma Vidal

Renata Philippov

 

 

  • LINGUAGEM EM NOVOS CONTEXTOS

Novas formas de produção e circulação de textos têm gerado desafios que demandam uma abordagem fronteiriça de investigação, o que, por sua vez, requer um olhar para dentro e para fora dos limites da linguagem. Inclui-se nessa abordagem o diálogo entre língua e novas tecnologias e mídia(s), multimodalidade, gêneros textuais/discursivos e questões de constituição do sujeito. Os projetos dessa linha promovem reflexões que possibilitam abordar, dentro de um espectro teórico amplo e interdisciplinar, o modo como tais diálogos se manifestam em diferentes contextos sócio-histórico-culturais, observáveis em produções orais, escritas e verbovisuais.

 

Docentes vinculados à linha:

Ana Luiza Ramazzina Ghirardi
Anderson Salvaterra Magalhães

Andreia Menezes
Fernanda Miranda da Cruz

João Marcos Mateus Kogawa

Orlando Vian Jr.

Paulo Eduardo Ramos
Sandro Luis da Silva

Vanda Maria Elias da Silva 

 

  • LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Esta linha de pesquisa pesquisa  se dedica às relações entre cognição e linguagem. Nela se discutem modelos de cognição e a afinidade das teorias linguísticas com tais modelos. Os fenômenos linguísticos estudados são os que se circunscrevem ao âmbito da gramática, com especial atenção, à semântica, à fonologia, à morfologia, à sintaxe e à aquisição de L2.

Docentes vinculados à linha:

Anderson Salvaterra Magalhães
Fernanda Miranda da Cruz

Indaiá de Santana Bassani

Janderson Lemos de Souza

Marcello Marcelino

Márcia Veirano Pinto

Rafael Dias Minussi

 

Ações do documento