Você está aqui: Página Inicial Corpo Docente

Corpo Docente

Ana Cláudia Romano Ribeiro

Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

  • Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/7806510956818017
  • Projeto de Pesquisa - Ana Luiza Ramazzina Ghirardi
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: novas formas de produção e circulação de textos; diálogo entre língua, literatura, novas tecnologias e mídia(s), multimodalidade, gêneros textuais/discursivos (textos orais, escritos e verbovisuais) e questões de constituição do sujeito; linguagem em novos contextos sócio-culturais.

Anderson Salvaterra Magalhães

André Luiz Barros da Silva

  • Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/4999046768714295
  • Projeto André
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: teoria da literatura; literatura brasileira; literatura francesa do século XVIII; teoria e história do romance; história do livro; teoria da narrativa; prosa de ficção; primórdios do romance no século XVIII europeu; gêneros em prosa (conto, romance, poema em prosa, prosa poética etc.); paratextos (prefácios, posfácios, advertências ao leitor etc.); filosofia e literatura.

Andreia Menezes

  • Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/6207497690180038
  • Projeto Andreia
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: Estudos comparados: Espanhol e Português Brasileiro; Estudos Discursivos; Estudos Culturais; Estudos comparados: Brasil e Argentina; Música brasileira; Música Latino-americana.

Fernanda Miranda da Cruz

Francine Fernandes Weiss Ricieri

  • Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/7785345123349630
  • projeto-de-pesquisa-francine-fernandes-weiss-ricieri.pdf 
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: teorias da lírica e do texto poético; estudos de poemas; livros, poetas ou tendências poéticas na modernidade e contemporâneos; estudos comparados em poesia ou prosa (séculos XIX e XX); estudos metacríticos e/ou meta-historiográficos; prosa brasileira dos séculos XIX e XX; leitura literária e ensino.

Graciela Alicia Foglia

Indaiá de Santana Bassani

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: morfologia, fonologia, morfofonologia, processamento de morfologia.

Ivan Rodrigues Martin

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: literaturas hispânicas; Guerra Civil Espanhola; representações; Novela gráfica; memória.

Janderson Lemos de Souza

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: semântica; morfologia; léxico; linguística cognitiva.

João Marcos Mateus Kogawa

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: análise do discurso; história das ideias em AD; semiologia.

Lavinia Silvares

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: Poética; Retórica; Literaturas de Língua Inglesa; Estudos de Shakespeare; Poesia Metafísica Inglesa; Estudos de Teatro e Performance; Estudos Comparativos de Literatura em Inglês e em Português; Tradução Literária; Adaptações de Literatura para outras Mídias; História Literária; Literatura e outras artes. 

Leila de Aguiar Costa

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: autobiografia; espacialidade; narrativa; personagem; poética; presença; representação; texto e imagem.

Leonardo Garcia Santos Gandolfi

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: poesia portuguesa; romance português; teatro português. 

Ligia Fonseca Ferreira 

Lucia Sano

Luis Fernando Prado Telles

  •  Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7455472093843454
  • Projeto de Pesquisa - Luis Fernando Prado Telles
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: teoria da literatura; teoria do romance; teoria da narrativa; narrativa moderna e contemporânea em literaturas de língua portuguesa; o estatuto da narrativa na esfera literária, teórica e na confluência com outras artes e saberes; a literatura como instituição e prática social; os saberes instituídos sobre literatura; as relações de força e de poder no ensino e transmissão das Letras.

Marcelo Lachat

Marcello Marcelino

Márcia Veirano Pinto

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2387705062124892
  • Projeto de pesquisa - Maria.pdf 
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: estudos 
    de poesia e poética; retóricas; letras escritas nos séculos XVI, XVII e XVIII; literaturas luso-brasileiras; literatura portuguesa; manuscritura e história do livro; literatura colonial brasileira; teoria e história literária.

Maria Lúcia Dias Mendes 

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: século XIX no Brasil, França e Portugal; história do livro; literatura e imprensa; escrituras do eu; romantismo; literatura e história; circulação de impressos entre Brasil-Portugal-Franç; teatro; romance.

Markus Volker Lasch

  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa do docente: teoria literária e literatura comparada; principalmente das literaturas em língua portuguesa e alemã. Enfoques atuais: literatura e psicanálise; (re)leituras de tragédia e trágico; questões de sujeito e de subjetividade; representação da violência e do outsider na literatura; literatura de internato; literatura em fontes primárias (manuscritos autógrafos, etc.)

Mirhiane Mendes de Abreu

Orlando Vian Jr.

Paloma Vidal

  • Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/1921642933020819
  • projeto-de-pesquisa-paloma-vidal.pdf 
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: literatura, cinema e arte contemporâneos, com foco nos temas: escritas do eu e fronteiras do literário; exílio; imigração e narrativas de viagem; memória, história e representações do trauma.

Paulo Eduardo Ramos

Pedro Marques Neto

Rafael Dias Minussi

Renata Philippov

  • Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/9950264048329182
  • projeto-de-pesquisa-renata-philippov.pdf 
  • Palavras-chave que definem o interesse de pesquisa da docente: literaturas de língua inglesa dos séculos XIX e XX; o fantástico na literatura; relações literárias entre Estados Unidos e Brasil; confluências críticas na literatura do século XIX.

Sandro Luis da Silva

Vanda Maria da Silva Elias

 
Ações do documento