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Ata nº 7

 

Aos vinte e um dias do mês de outubro de dois mil e quinze, na sala 215 do campus provisório reunião para a reunião mensal da CEPG. Estavam presentes:  o prof. Sandro Luis da Silva, coordenador do Programa, Prof. Álvaro Antônio Caretta, Profa. Fernanda Miranda da Cruz, representantes dos Estudos Linguísticos; Profa. Renata Philippov, representante dos Estudos Literários; Mayara Bignani da Silva, representante discente (para fazer a transição da representação), Vanessa Capon (titular)  e por  Giovana Santos Alves de Lima (suplente); Valéria Espanha Alves. Justificaram ausência Profa. Paloma e a Secretária Fernanda. Foram tratados os seguintes assuntos: 1. Submissão da ata da reunião CEPG à aprovação. Aprovada. 2. Convalidação dos créditos cursados por Maria Elizabete Silva na USP. Documentos avaliados e convalidação aprovada. 3. Submissão a apreciação e aprovação das bancas de mestrado de 5 discentes do programa. 4. O coordenador da pós sugere que os representantes das áreas façam uma reunião com os docentes para melhor entendimento do programa e para facilitar a comunicação. Ressaltou que cabe à coordenação a Gestão do Programa, mas que as decisões devem ser tomadas pela CEPG. O coordenador retoma o regulamento do Programa sobre as atribuições da CEPG.  Reforça a necessidade de reestruturar a dinâmica CEPG-Coordenação. A professora Fernanda falou que houve uma centralização do Coordenador nas atividades. O prof. Sandro discordou, afirmando que ele apenas, nesse momento em que está reorganizando as atividades, procurou conhecer as atribuições da Coordenação e da CEPG e, por isso mesmo, estava propondo a discussão da dinâmica entre CEPG e Coordenação. Lembrou que assumiu a Coordenação sem que houve qualquer transição. Acordou-se, então, que as áreas marcarão uma reunião para que na reunião de dezembro seja feita uma plenária com todos os docentes, a fim de evidenciar essa dinâmica, assim como a comunicação no/do Programa. 5. Processo Seletivo 2015/2016: O coordenador sugeriu a realização de um processo seletivo em 2016/1. A proposta foi justificada pelo grande número de vagas ociosas no Programa, além do fato de muitos alunos da graduação conseguirem concluir a graduação somente no primeiro semestre de 2016. A CEPG aprovou. A Profa. Fernanda sugeriu que os professores da área de Estudos Linguísticos fizessem a leitura dos projetos presencialmente. O Prof. Álvaro e a Profa. Fernanda levarão a proposta à área e a Profa. Renata à área de Estudos Literários. 6. Sobre preenchimento Sucupira: o professor Sandro assumiu o preenchimento da Plataforma, tendo em vista a avaliação que foi feita pela CAPES. A Profa. Fernanda alegou que essa não é função do Coordenador. O Prof. Sandro insistiu em dizer que até 2018, quando terminará sua gestão, o preenchimento ficará sob sua responsabilidade. Lembrou ainda que haverá novo pedido de entrega de informações em breve por parte da coordenação para a plataforma, dados referentes a 2015. O prazo para envio será 10/12. Solicita-se atentar para os prazos. Será preenchida pela Coordenação e pela Secretária do Programa, a partir dos dados fornecidos pelos professores. 7. As discentes Mayara e Vanessa apontam eventuais problemas com o entendimento da prova de literatura dedicada uma das linhas de pesquisa. A Profa. Renata conversará com a área para ver o que ocorreu e decidir como será a avaliação, de modo que nenhum candidato seja prejudicado, tampouco o programa. 8. Eventos: Solicita-se às áreas que; a)    enviem um planejamento sobre os eventos pretendidos para 2016; b)   preencham o SIEX e site eventos com antecedência; c)    todo evento deverá ter em seu material de divulgação o contato informado ao público para maiores informações (contato da organização ou responsável por fornecer informações); d)   atentar para os prazos de prestação de contas da verba Proap solicitada para eventos. 9. Sobre a prestação de contas de eventos: A CEPG estabelece que o solicitante (docentes ou discentes) em débito com a prestação de contas ficará impedido de fazer novas solicitações de recursos (financeiros, bolsas, auxílios) ao Programa durante o ano letivo. 10. A coordenação solicita que seja feita uma minuta sobre a regulamentação de eventos (realização e recursos). A Profa. Renata levará a solicitação aos colegas da área de estudos literários para que um deles a elabore. 11. Disciplinas 2016. Foi apresentado e aprovado o quadro de disciplinas para 10. Semestre de 2016. Os planos de ensino devem ser enviados à secretaria até a data de 30/11/15. 12. O prof. Sandro lembrou que as regras para ingresso no pós-doc foram estabelecidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e os Programas precisam estabelecer suas regras. Revisar e ajustar, de acordo com a necessidade de área, se houver, a regras para tal. A área de Estudos Linguísticos pediu esclarecimentos sobre o ingresso da pesquisadora Isabelita. O Prof. Sandro esclareceu que na próxima reunião da CEPG fará os esclarecimentos. 13. A CEPG solicita que os atuais pós-doutorados encaminhem ate 10/12 os relatório das atividades realizadas no ano de 2015, bem como plano de atividades para 2016. Solicitação a ser encaminhado aos supervisores e pós-doutorados. Os relatórios devem ser enviados, por e-mail, para a Secretária do Programa. 14. A coordenação e a CEPG encaminharão às respectivas áreas uma consulta ou pré-avaliação sobre interesse e viabilidade em se abrir um programa de doutorado. Sem mais, eu, Sandro Luis da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, assino esta ata. 

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