Você está aqui: Página Inicial Atas 2015 Ata nº 6

Ata nº 6

Aos dezesseis dias do mês de setembro de dois mil e quinze, às nove horas e trinta e quatro minutos, teve início a reunião ordinária do Programa de Pós-Graduação em Letras, na sala 215 do prédio provisório do campus Guarulhos. Participaram da reunião os professores doutores: Sandro Luis da Silva (coordenador), Mirhiane Mendes de Abreu (vice-coordenadora), Álvaro Antônio Caretta, Fernanda Miranda, Leila Aguiar, Paloma Vidal e a representante discente Mayara Cristina Bignani Silva. A reunião teve início com os informes - 1. Caso do Sr. João Paulo Vicente Prilla: Sr. João Paulo perdeu o processo judicial, o qual havia entrado contra o PPG. 2. Processo Seletivo: temos 83 candidatos inscritos, sendo 44 para realizar a prova de inglês, 23 para a de espanhol e 3 para a de francês. A divulgação da relação nome/orientador será divulgada somente após o resultado da prova escrita, para que se mantenha transparência no processo. A prova de proficiência será realizada no dia 28/09 (9h. Às 13h.), tendo em vista que não haverá identificação do nome do candidato, será oferecido somente um código. 3. SELL: houve falta de envolvimento entre docentes e discentes na realização do evento. É necessário pensar em novas estratégias para 2016. Encaminhamento: ponto de pauta para uma reunião a ser realizada com todos os professores do PPG. Em seguida, passou-se para a Ordem do dia - 1. Aprovação da ata de agosto: ata aprovada por unanimidade. 2. Afastamento para pós-doc da Profa. Dra. Paloma Vidal: durante o período de afastamento, será necessário indicar um professor da área de Estudos Literários para substituir Paloma. 3. Disciplinas para 1º semestre de 2016: os professores deverão enviar para a coordenação até o dia 30/10 a relação com o nome da disciplina, o professor que ministrará a aula, o dia da semana, bem como o horário. O plano de ensino deverá ser enviado até o dia 30/11. 4. Nome do título do Diploma: o Diploma dos alunos formados pelo PPGL sairá somente como “Mestre em Letras”, sem a indicação da área. 5. Pedido do Prof. Dr. Paulo Ramos: Paulo pediu verba para 2 eventos a serem realizados em 2016 (2 passagens e 3 diárias). A CEPG aprovou, porém condicionado ao fato da verba vir e a quanto será dado para o PPG. 6. Revisão do regulamento do Programa: haverá uma nova composição da CEPG – 2 docentes de cada área, bem como 2 discentes de cada área, mais a suplência. No artigo 9, deverá ser inserida a nova linha de pesquisa “Linguagem e Cognição”. Artigo 15 deverá constar apenas 3 anos para recredenciamento, com, no máximo, 8 orientandos por docente. Artigo 20, item 1, deve ser retirado. No artigo 39, deve-se mudar a validade do certificado para aluno especial para no máximo 1 ano de aceite. No artigo 41, deve-se corrigir, pois são 2 obrigatórias e 3 eletivas que o aluno deve cursar durante o curso de Mestrado. 7. Verba PROAP: foi feito o pagamento da ANPOLL. Não há verba para todos os pedidos de docentes feitos ao PPG, portanto, haverá critérios com relação à publicação, orientação e aulas para escolher dentre os 5 professores somente 3 que receberão a verba. 8. Caso do aluno Guilherme Leão: deverá ser feito acompanhamento com relação à disciplina de Metodologia, a qual o aluno não pode mais reprovar, tendo em vista que já houve 1 reprova na disciplina. Será acionado seu orientador. 9. Autoavaliação/2015: será elaborado um modelo de autoavaliação levando em consideração os elementos (coordenação, conhecimento do Regulamento e Regimento, corpo docente, pesquisa, responsabilidade social, inserção social, infraestrutura) a serem avaliados segundo a CAPES. 10. Aula inaugural: proposta da coordenação de que realize-se uma aula inaugural com um palestrante que contemple as duas áreas. Professores deverão pensar e sugerir nomes para a próxima CEPG. 11. Avaliação do Programa: a plataforma Sucupira será reaberta para alterações/correções de 5 a 28/10. 12 Representação discente: os alunos deverão se reunir para eleger uma nova chapa de representação discente. Renata informou que seu trâmite para pós-doutorado, em 2016, na USP está em andamento, visto que, no 1º semestre, ela não estará afastado, porém, no 2º semestre, ela se afastará por 6 meses para escrever a pesquisa. Ao final, foi feito encaminhamento sugerido pela Profa. Dra. Fernanda: os docentes deverão trazer para a próxima reunião um plano de atividades referente aos anos de 2016 a 2020. A reunião se encerrou às treze horas  e vinte e cinco minutos. Sem mais, eu, Fernanda Maria Alves Lourenço, secretária executiva do Programa de Pós-Graduação em Letras, assino esta ata.

Ações do documento