página inicial

Regimento Interno

Esqueceu sua senha?

Discentes - Formulários e Procedimentos

Abaixo constam informações sobre os principais trâmites relacionados ao seu mestrado. Não serão aceitos documentos preenchidos à mão.

Matrículas em Disciplinas:

Serão disponibilizadas semestralmente o aluno deverá escolher quais cursará, em concordância com o respectivo orientador.

Obrigatórias - 5 Créditos

Eletivas - 2 Créditos

Formulário de Matrícula em Disciplinas

Convalidação de Créditos

Disciplinas cursadas em outras Instituições terão a atribuição de crédito avaliada pela Comissão de Ensino do PPG - História.

Formulário de Convalidação de Créditos

PAD

O Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) da UNIFESP é uma política institucional de formação de professores para o ensino superior, caracterizando-se como espaço de aprendizagem sobre o magistério superior na perspectiva de dialogar com a formação docente universitária inicial e permanente de mestrandos e doutorandos.

O PAD abrange os estudantes de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de mestrado ou doutorado. Parte-se do princípio de que o preparo para a função docente não significa apenas a instrumentação técnica, mas também uma reflexão crítica desta prática e da realidade onde esta se realiza.Neste sentido, compõe-se de duas etapas:

a)preparação pedagógica teórico-prática, oferecida nos Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Unifesp em diferentes Campi e previamente aprovadas pela Comissão PAD. Engloba conteúdos relativos ao Sistema Educacional Brasileiro e as especificidades político-pedagógicas do ensino superior, bem como privilegia as temáticas de planejamento, currículo e práticas educativas.

b)inserção do pós-graduando em cenários da prática docente universitária - sala de aula, laboratório, campos de trabalho prático - sob a supervisão de um docente, no âmbito exclusivo da graduação. Para que essa etapa se realize os alunos desenvolverão, juntamente com o docente responsável, um plano de trabalho, especificando detalhadamente as atividades a serem realizadas pelos pós-graduandos.

Formulários PAD

Qualificação

O exame de qualificação deverá ser solicitado pelo orientador em ofício dirigido à CEPG, após o término das demais atividades previstas, com antecedência mínima de 30 dias.

A solicitação deverá ser acompanhada do histórico escolar do aluno que conste aprovação em segunda língua, aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e de quatro exemplares do relatório de qualificação,  somente poderá apresentar-se para o exame de qualificação o candidato que tiver cumprido todos os créditos em disciplinas previstos.

O aluno deverá apresentar relatório de qualificação que será avaliado por banca proposta pelo orientador e aprovada pela CEPG, composta por este e dois outros professores.

Em caso de reprovação o candidato poderá apresentar-se mais uma vez, no período de seis meses, sendo considerado desligado do PPGH se reprovado nessa segunda instância.

A realização da banca de qualificação dar-se-á em sessão não pública de defesa. O relatório deverá ser apresentado com antecedência maior ou igual a seis meses do prazo final para integralização para o Mestrado e doze para o Doutorado.

Formulário de Solicitação - Exame de Qualificação

Relatório de Produção Discente

Anualmente os alunos deverão informar o andamento da sua pesquisa por meio de um relatório.

Formulário de Produção Discente

Defesa de Dissertação

Os requisitos para solicitação de Defesa de Dissertação são:
a) Aprovação em banca de exame de qualificação.
b) Aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira.
c) Cumprimento de todos os créditos necessários à integralização do curso em disciplinas e atividades complementares .

Após a conclusão da dissertação, o orientador encaminhará à CEPG um exemplar, acompanhado de ofício no qual apresente cinco nomes de professores doutores para comporem a banca (três titulares e dois suplentes).

Formulário de Solicitação de Defesa de Dissertação

« Dezembro 2017 »
Dezembro
SeTeQuQuSeSaDo