página inicial

Esqueceu sua senha?

Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da EFLCH/UNIFESP

planisphere_desliens.jpg

O departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP concebe seu programa de pós-graduação como um espaço privilegiado  de reflexão sobre a produção do conhecimento histórico. Abriga, assim, sob a área de concentração História e Historiografia, estudos que desejam enfatizar o caráter temporal e contingente do conhecimento histórico, pensado em  seus múltiplos registros, formas e imerso na trama complexa das relações sociais.

Com o objetivo de desdobrar-se em doutorado e oferecer sólida formação para os seus egressos, o programa compreende o trabalho do historiador em suas múltiplas dimensões - a escrita da História, o ensino da disciplina e a reflexão sobre as bases materiais do ofício – os registros da memória da ação humana em seus variados suportes.

Os estudos que pretendemos desenvolver abrangem as diversas temporalidades que classicamente foram incorporadas pela disciplina - Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea -  interrogando-as a partir não apenas da experiência europeia, mas também das novas espacialidades recentemente incorporadas nos currículos de graduação: a História da África e da Ásia.

As experiências brasileira e americana serão também abarcadas em suas distintas temporalidades (do período colonial ao contemporâneo) e conexões no plano global. Deve-se mencionar ainda o interesse nos estudos sobre a construção e preservação da memória em seus múltiplos registros e suportes, bem como as intercessões entre Memória e Patrimônio, que compõem um segmento importante de nossa graduação.

As duas Linhas de Pesquisa que integram  o programa, em consonância com as tendências historiográficas atuais, aproximam-se pela ênfase nos fenômenos ligados ao poder e à política, mas se distinguem pelos enfoques específicos a partir dos quais abordam a matéria histórica.

Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da EFLCH/UNIFESP

O mestrado acadêmico em História da UNIFESP almeja desenvolver programas de estudos em nível avançado, que cultivem a erudição e o rigor da pesquisa, estando ao mesmo tempo atualizados com os principais debates e desafios que movimentam o campo da disciplina histórica. Entendemos que, no mestrado, procura-se a formação especializada sem abdicar do caráter formativo.

Aberto a pesquisadores vindos de distintas formações e das diversas partes do país e do exterior, o programa de mestrado deve propiciar aos estudantes sólida base teórica e erudita, com o acesso ao debate historiográfico avançado no plano nacional e internacional, dos temas incorporados nas linhas de pesquisa. Visto como etapa fundamental da formação do pesquisador, o mestrado procura equilibrar conteúdos formativos com treinamento de pesquisa, que deve se materializar em dissertação bem focalizada em seu objeto e corpus documental, momento de maturação e preparo para vôos mais complexos.

O programa ambiciona também ser um espaço de reflexão sobre o ofício do historiador e sobre o ensino da história, atraindo não apenas aqueles que se destinam à carreira acadêmica, mas também os professores de todos os níveis e os trabalhadores da cultura para quem seja pertinente a formação avançada.

« Outubro 2017 »
SeTeQuQuSeSaDo

defesas de mestrado

em breve as datas de defesas