Você está aqui: Página Inicial

Resultado Final - Clique Aqui

Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da EFLCH/UNIFESP

planisphere_desliens.jpg

O departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP concebe seu programa de pós-graduação como um espaço privilegiado  de reflexão sobre a produção do conhecimento histórico. Abriga, assim, sob a área de concentração História e Historiografia, estudos que desejam enfatizar o caráter temporal e contingente do conhecimento histórico, pensado em  seus múltiplos registros, formas e imerso na trama complexa das relações sociais.

Com o objetivo de desdobrar-se em doutorado e oferecer sólida formação para os seus egressos, o programa compreende o trabalho do historiador em suas múltiplas dimensões - a escrita da História, o ensino da disciplina e a reflexão sobre as bases materiais do ofício – os registros da memória da ação humana em seus variados suportes.

Os estudos que pretendemos desenvolver abrangem as diversas temporalidades que classicamente foram incorporadas pela disciplina - Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea -  interrogando-as a partir não apenas da experiência europeia, mas também das novas espacialidades recentemente incorporadas nos currículos de graduação: a História da África e da Ásia.

As experiências brasileira e americana serão também abarcadas em suas distintas temporalidades (do período colonial ao contemporâneo) e conexões no plano global. Deve-se mencionar ainda o interesse nos estudos sobre a construção e preservação da memória em seus múltiplos registros e suportes, bem como as intercessões entre Memória e Patrimônio, que compõem um segmento importante de nossa graduação.

As duas Linhas de Pesquisa que integram  o programa, em consonância com as tendências historiográficas atuais, aproximam-se pela ênfase nos fenômenos ligados ao poder e à política, mas se distinguem pelos enfoques específicos a partir dos quais abordam a matéria histórica.

Regras para a atribuição de Bolsas
Cota do programa (Demanda Social da Capes)

- As bolsas da cota do programa (Demanda Social da Capes) serão concedidas, dentre aqueles que manifestaram interesse, seguindo a ordem de classificação no processo seletivo e respeitando o ano de ingresso no programa.

- Para ter direito à bolsa, o/a aluno/a deverá ter submetido anteriormente o projeto à Fapesp. Esta regra valerá para a turma ingressante em 2014 (processo seletivo 2013) e subsequentes.

- A bolsa da cota do programa será concedida por um período de 12 meses, renováveis por até mais 12 meses. O recebimento da bolsa não implica sua automática renovação, estando sujeita a avaliação do desempenho e produção do/a bolsista, conforme disposto abaixo:

- O/a bolsista deverá entregar um relatório de suas atividades antes do fim do período de 12 meses. O relatório será analisado pelo/a orientador/a.

- Diante da produção e do desempenho do/a aluno/a, demonstrados no relatório, o/a orientador/a avaliará a necessidade e pertinência da prorrogação da bolsa, e solicitará ou não a renovação da bolsa por um período de até 12 meses, por meio de um parecer enviado à Comissão de Bolsas. Se não for solicitado o pedido de renovação, a bolsa será transferida para o próximo a ordem de classificação, se houver.

- A Comissão de Bolsas avaliará os pedidos de renovação tendo em vista os pareceres dos orientadores e o estoque, demanda e fluxo de bolsas do programa.

- Caso haja questões de empate que gerem dúvidas e o/a orientador/a não se sinta contemplado pela decisão da Comissão, a questão será levada à CEPG da História para discussão e deliberação.

Comissão de Bolsa - PPGH

« Outubro 2014 »